25 outubro 2011

Consumo excessivo de álcool aumenta riscos de cancro do pulmão

O consumo excessivo de álcool está ligado a maiores riscos de desenvolver cancro do pulmão, enquanto o consumo de chá preto e frutas está associado a menores riscos de obter a doença. Os estudos foram apresentados no CHEST 2011, reunião anual de médicos do coração, avança o UOL Ciência e Saúde.

A equipa de investigadores analisou mais de 120 mil pessoas e factores que podiam levar à doença, como cigarro, álcool, sexo, etnia e nível educacional. Ainda que o cigarro continue a ser o principal factor para desenvolver a doença, os que consumiam mais de três bebidas alcoólicas por dia também aumentaram o risco de desenvolver a doença.

"O consumo excessivo de álcool tem diversos efeitos nefastos no corpo, como problemas cardiovasculares e o risco de desenvolver outras doenças. Não encontrámos uma ligação entre quem bebe de forma moderada e o cancro no pulmão", explica Stanton Siu, cientista envolvido na pesquisa.

Segundo o estudo, variações genéticas de cada grupo étnico ajudam a entender o aumento de risco de ter cancro, bem como a exposição a alguns ambientes, dieta e local em que se vive.

Os cientistas também encontraram alimentos que podem diminuir os riscos da doença. De acordo com investigadores da República Checa, consumir chá preto protegeu as mulheres de desenvolver cancro do pulmão; já uma dieta com frutas diminuiu o risco para ambos os sexos.

Bebam mas não em excesso...

Sem comentários: