O Óscar de Melhor Canção Original de 2009 foi para o tema 'The Weary Kind', do filme "Crazy Heart" (imagem da longa-metragem em cima), e para a parceria entre o veterano do country e do rock & roll T-Bone Burnett e o rookie Ryan Bingham. O filme premiado centra-se nos altos e baixos de um cantautor country, interpretado por Jeff Bridges (papel que lhe valeu o Óscar de Melhor Actor).
O grande derrotado na categoria de Melhor Canção Original foi Randy Newman, crónico nomeado dos Óscares (mas apenas vencedor de um, em 2002, pelo filme animado "Monsters, Inc."), que tinha duas canções suas entre as cinco candidatas: 'Almost There' e 'Down in New Orleans', ambas para o filme animado "A Princesa e o Sapo".
Na categoria de Melhor Partitura Original, o vencedor foi o compositor norte-americano Michael Giacchino, pela banda sonora que compôs para o filme de animação "Altamente". O músico junta assim à sua colecção de prémios pessoais (dois Grammys, um Globo de Ouro, um Emmy, um BAFTA) o seu primeiro Óscar de sempre.
O filme "Estado de Guerra" foi o grande vencedor da cerimónia dos Prémios Academia norte-americana, com seis óscares, um dos quais o Melhor Filme. Kathryn Bigelow, graças a esta longa-metragem, tornou-se na primeira mulher a vencer o Óscar de Melhor Realização.
A nível de interpretações premiadas, Sandra Bullock levou para casa a estatueta de Melhor Acriz, pelo filme "Um Sonho Possível" (tinha também ganho na véspera o Prémio Framboesa de Pior Actriz, o que se torna numa dobradinha inédita); o austríaco Christoph Waltz foi o contemplado com o Óscar de Melhor Actor Secundário pela sua interpretação de inspector nazi no filme de Quentin Tarantino "Sacanas Sem Lei"; e Mo'Nique foi a premiada com a estatueta de Melhor Actriz Secundária pelo seu trabalho no filme "Precious".
"Avatar", nomeado em nove categorias, venceu apenas três Óscares: Melhor Fotografia, Melhor Direcção Artística e Melhores Efeitos Visuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário