Pois é, o tempo passa a voar, e está aí o nosso querido mês de Agosto. Para muitos é mais um mês de trabalho, como o meu caso, para outros é um mês de férias.
Já lá vai o tempo em que era estudante e me deliciava com mais ou menos 3 meses de boa vida. Aí sim, o mês de Agosto tinha um sabor bem diferente.
Agosto, mês do emigrante, em que por onde passamos, só se vêem matrículas amarelas e não só, mas normalmente ganha pela maioría. Ouve-se um estranho sotaque na praia praticado por numerosas famílias, o qual é interrompido ocasionalmente, com um bem audível "fod...." ou "aí o car....", confirmando o que já suspeitava, são emigrantes. A essas famílias que tiveram que sair do nosso Portugal para "ganharem" a vida, a maior sorte do Mundo.
Gosto de ver as famílias felizes no areal da praia, ou ria, onde for, sentir aquele cheiro a maresia juntamente com o aroma dos panados, rissóis, croquetes, folhados, carne assada, pastelão, tudo o que couber na "cesta", sem esquecer claro está, o indespensável garrafão de vinho. E lá estão eles, os mais novos a brincar, os mais velhos a lêrem as notícias cá do País ou a dormirem dentro das barracas, e outros ao sol a torrar para apresentarem aquela cor fantástica camarão-ó-bronzeado.
É chato, como no meu caso, que só tenho disponibilidade de ir até à praia ao Domingo, chegar à praia, e encontrá-la com a lotação quase esgotada. Mas compreendo, pelo menos, é um excelente lugar onde podemos descansar, brincar, passear, relaxar, sem ter que pagar (faz-se tudo acabado em "ar").
Agosto marca também o arranque da nova temporada de futebol, não é que vá falar muito sobre este tema, mas é certo que o futebol faz parte da vida, como tantas outras coisas. Clubismo de parte, gostava que fosse um campeonato justo, sério, sem casos polémicos, com muitos golos e jogos emocionantes e que o vencedor fosse aquele que melhor futebol praticou ao longo da época. (o melhor é continuar a sonhar). Desejo muita sorte a dois amigos, S. Barge (Belenenses) e Cris (Académica), que conseguiram singrar no futebol profissional com todo o mérito.
Mas o forte deste mês são as festas, e são elas muitas, para todos os gostos e feitios. Vão desde as festas do Mar, às festas em Honra de Santos e Santas, passando por feiras de gastronomia a medievais, a muitos outros tipos de arraias. E o povo quer é festa, venham elas.
Agora mais na onda do meu gosto pessoal, há festas/festivais para todos os gostos. Vou sugerir alguns, para vos abrir o apetite:
Sudoeste TMN de 5 a 9 de Agosto, Zambujeira ; Ilha do Ermal de 28 a 30 de Agosto, Vieira do Minho ; Energie Azurara 29 de Agosto, Vila do Conde ; Top FM Beach Party 8 de Agosto, Praia da Barra, Aveiro ; Pacha Summer Fest 12 de Agosto, Ofir ; Neo Pop de 13 a 15 de Agosto, Viana do Castelo ; Summer Festival de 14 a 15 de Agosto, Praia de Mira ; Elite Fura Beach Party 15 de Agosto, Praia do Furadouro.
Com festivais/festas desta qualidade, o difícil é escolher. Eu vou tentar ir a alguns, pois valem mesmo a pena. Se passarem por alguns, deixem aqui os vossos comentários.
Espero é que o São Pedro faça o seu trabalho da melhor maneira, e que dê mais colorido ao mês de Agosto. Termino por aqui. Meu querido Mês, Mês de Agosto.
Ps: a todos aqueles que saltaram a leitura logo para o ps , agradeço imenso, pois já visitaram o meu blogue. Aqueles que leram o meu artigo, muito obrigado, digo-vos que são uns gandas malucos :) sem ofensa claro. Hasta...
JWord
Sem comentários:
Enviar um comentário